Manual de classificação de despesas publicas

DESPESAS CORRENTES Despesas de Custeio Pessoal manual de classificação de despesas publicas Civil Pessoal Militar Material de Consumo Serviços de Terceiros Encargos Diversos. ANEXO II - MANUAL DE CLASSIFICAÇÃO DA DESPESA DA CIDADE DE SÃO PAULO PMSP/SF/SUTEM – Departamento de Contadoria/DECON – Divisão de Gerenciamento do Sistema de Execução Orçamentaria/ DISEO P á g i n a 1 | 82 SECRETARIA DE FINANÇAS E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SUBSECRETARIA DO TESOURO MUNICIPAL DEPARTAMENTO DE CONTADORIA. Classificador Funcional. MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO PARTE VI – PERGUNTAS E RESPOSTAS As despesas de áreas governamentais específicas, atendidas por recursos A classificação da receita proveniente de aplicação de recursos do Fundeb deve subordinar-se ao tipo de . 4 - Investimentos: despesas com o planejamento e a execução de obras, inclusive com a aquisição de imóveis considerados necessários à realização, das mesmas, e com a. [HOST] is a platform for academics to share research papers. • Fixação de despesas discricionárias: após a alocação de recursos para as despesas obrigatórias, os recursos restantes oriundos da receita orçamentária prevista são distribuídos em atividades e projetos.

Art. O SECRETÁRIO DO TESOURO NACIONAL, Substituto, no uso de suas atribuições que lhe confere a Portaria MF nº 71, de 8 de abril de , e conforme o artigo 50, § 2º da Lei Complementar nº , de 4 de maio de – Lei de Responsabilidade Fiscal; e. A área de documentação tem como objectivo a difusão de informação e documentos com interesse para os Serviços que interagem com a Direção Geral do Orçamento. Classificação das despesas em operações cor-rentes ou de capital, objetivando propiciar ele-mentos para uma avaliação do efeito econômico das transações do setor público.

É o conjunto de ações manual de classificação de despesas publicas feitas pelos órgãos públicos para pagar serviços do governo feitos para os cidadãos e recursos utilizados para investimentos. Parágrafo único. Qual foi a finalidade?

Insta salientar que entradas são todos os valores 5/5(12). O manual destaca termos como categoria econômica, natureza das manual de classificação de despesas publicas despesas, modalidade de aplicação, elementos. Aprova o manual de classificação de despesas publicas novo esquema da classificação funcional das despesas públicas. cumprimento dos limites legais de certas despesas. Ainda, de acordo com o citado Manual, a codificação de Fontes de Recursos é um mecanismo integrador entre a receita e a despesa, que exerce duplo papel no processo orçamentário.

Ruy Bezerra de Oliveira Filho Secretário da Controladoria-Geral do Estado apresentação 5 natureza da despesa 6 natureza da despesa Classificação das despesas em operações cor- rentes ou de capital, objetivando propiciar ele- mentos para uma avaliação do efeito econômico das . O Scribd é o maior site social de leitura e publicação do mundo. De forma análoga ao Manual de Receitas, este manual busca distinguir os conceitos de despesa pelo enfoque orçamentário e pelo enfoque patrimonial, visando à disseminação da idéia de que a realização de uma despesa orçamentária nem sempre causa manual de classificação de despesas publicas um impacto patrimonial simultaneamente.

1º Aprovar a Parte I – Procedimentos Contábeis Orçamentários da 6 edição do ª Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP). Aprova a 1ª edição do Manual de Procedimentos da Receita Pública. De acordo com o Manual de Procedimentos das Despesas Públicas a despesa orçamentária pode se realizar na forma de aplicação direta ou por meio de transferências a outros entes públicos ou a instituições privadas e essa informação está destacada na modalidade de aplicação, na estrutura da natureza da despesa. Não substituindo a leitura de qualquer um dos capítulos do livro, aborda de forma sintetizada– ou seja, incompleta – alguns conceitos e funções básicas das Finanças Públicas, de como se cria e aprova um Orçamento do Estado e das ideologias que lutam pelo controlo destas ferramentas. Ainda, de acordo com o citado Manual, a codificação de Fontes de Recursos é um mecanismo integrador entre a receita e a despesa, que exerce duplo papel no processo orçamentário.

1- Despesas de Investimento e Despesas de Funcionamento 2- Despesa – Compra ou em Bens e Serviços e Despesas Transferência. Classificador Funcional. MANUAL DE CLASSIFICAÇÃO DA DESPESA E RECEITA DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL ANDRÉ PUCCINELLI Governador do Estado de Mato Grosso do Sul MARIO SERGIO MACIEL LORENZETTO Secretário de Estado de Fazenda NEY CARLOS FAUSTINO MARQUES Auditor-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul VICENTE HIROYUKI YASUNAKA Coordenador de Contabilidade.

O SECRETÁRIO-ADJUNTO DO TESOURO NACIONAL, no uso de suas atribuições que lhe confere a Portaria MF nº 71, de 8 de abril de , e conforme o artigo 50, § 2º da Lei. Despesas extra manual de classificação de despesas publicas orçamentárias: saída de recursos transitórios anteriormente obtidos sob a forma de receitas-extra-orçamentárias. Política e atualidades; Aula 00 Adm Publica Adm estrat. d) Despesas Plurianuais, são aquelas cuja efetividade se prolonga por mais de um ano; as Despesas Anuais, são as que se não prolongam por mais de um manual de classificação de despesas publicas ano. Em vigor Lei nº , de 30 de setembro de Estabelece normas para as eleições.

manual de classificação de despesas publicas MANUAL DE DESPESA NACIONAL Aplicado à União, aos Estados, ao uniformizar a classificação das despesas e receitas orçamentárias, em âmbito nacional; e d) instituir instrumento eficiente de orientação comum aos gestores nos três níveis de governo, mediante consolidação, em um só documento, de conceitos, regras manual de classificação de despesas publicas e procedimentos de.º 26/, de 14 de fevereiro. No mês de janeiro de , determinado ente público realizou, entre outras, as seguintes despesas orçamentárias, no valor total de R$ , 4, outras despesas correntes (grupo de despesa); 90, aplicações diretas (modalidade de aplicação); 30, material de consumo (elemento) As tabelas para classificação da despesa por categoria econômica, grupo de despesa, modalidade de aplicação, elemento e subelemento constam do manual Classificação da. Estrutura dos códigos de classificação 1 — Os códigos de classificação económica das recei-tas e das despesas públicas procedem à distinção das mesmas entre correntes e de capital. 37 - As despesas de exercícios encerrados, para as quais o orçamento respectivo consignava credito próprio, com saldo suficiente para atende-las, que não se tenham processado na época própria, bem como os Restos a Pagar com prescrição interrompida e os compromissos reconhecidos apos o encerramento do exercício correspondente poderão ser pagos a conta de dotação especifica. salvar Salvar Manual de Classificação Da Despesa para ler mais tarde. brasília. da receita de capital em despesas correntes, a saber: A Constituição Federal de , no art.

1. ministÉrio do planejamento, desenvolvimento e gestÃo. Classificação orçamental das despesas: a) Orgânica: as despesas repartem-se por departamentos da Administração. 16, inciso III, do Anexo I do Decreto no , de 12 de abril de , que aprovou a Estrutura Regimental do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, resolve. Manual de Despesas Públicas de Avelino Oliveira e João Paulo [HOST] Edition: Questão nº 03 (FCC-CNMP) manual de classificação de despesas publicas Atenção: Para responder à questão, considere a codificação manual de classificação de despesas publicas e a classificação da despesa orçamentária por “categoria econômica” e “grupo de natureza de despesa” e as informações abaixo. desaparecimento de uma verba de manual de classificação de despesas publicas idêntico valor do passivo patrimonial. Decreto-Lei n.

Veja grátis o arquivo Manual de classificação da despesa pública enviado para a disciplina de Direito Administrativo I Categoria: Outro - 29 TAXA DE LEGALIZAÇÃO E HABI- TE-SE Despesas com taxa de legalização e habite-se devi- das à prefeitura. 4 - DESPESAS DE CAPITAL: classificam-se nesta categoria aquelas despesas que contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital. MANUAL DO ORDENADOR DE DESPESAS 7 INTRODUÇÃO Este Manual destina-se a servir de referência ao ordenador de despesas do Ministério Público e seus auxiliares, na medida em que reúne informações diversas sobre a legislação de regência, as técnicas administrativas, os julgados do CNMP, do CNJ e do TCU, desde as boas. manual de classificação de despesas publicas Art. (Publicada no D. Estabelece o regime juríidico dos códigos de classificação económica das receitas e despesas públicas, bem como a estrutura das classificações orgânicas. Para a receita orçamentária, esse código tem a finalidade de indicar a destinação de recursos para a realização de determinadas despesas orçamentárias. públicas e de uniformizar a classificação das receitas e despesas orçamentárias; resolvem: Art.

De acordo com levantamento feito através do SCGE Orienta, sistema usado para esclarecer dúvidas dos gestores de órgãos públicos, mais de 15% das demandas recebidas estão relacionadas à questão da classificação das despesas. edição (1a versão). Apr 05,  · A manual de classificação de despesas publicas professora Martha Aguiar apresenta a aula de AFO sobre Receitas Públicas. de cargos do quadro de pessoal, além de outras da categoria econômica “despesas correntes” não classificáveis nos grupos anteriores.

De acordo com o Manual de Procedimentos das Despesas Públicas a despesa orçamentária pode se realizar na forma de aplicação direta ou manual de classificação de despesas publicas por meio de transferências a outros entes públicos ou a instituições privadas e essa informação está destacada na modalidade de aplicação, na estrutura da natureza da despesa. Despesas de capital As despesas efetivas que alteram o património duradour. Classificação vLex. Abraços. c) As despesas orçamentárias, classificadas no grupo de despesas sob o título de investimento, são enquadradas quanto a sua natureza em despesas correntes.: classificao de acordo com o artigo 12 da lei de / Essas foram algumas classificaes das despesas pblicas de vrias.

Portanto, o fato de determinada classificação de despesa constar neste Manual, não sig- o caso das despesas de caráter sigiloso as quais estão restritas aos órgãos que atuam nas áreas específicas previstas na Lei nº /78 e alterações do Decreto nº / Ver em PDF: Manual de Leitura – Finanças Publicas. Para compreender o que é receita pública, primeiro vamos conceituar manual de classificação de despesas publicas receita e mostrar a diferença entre receita pública e privada. Despesas extra orçamentárias: saída de recursos transitórios anteriormente obtidos sob a forma de receitas-extra-orçamentárias. 4 - Investimentos: despesas com o planejamento e a execução de obras, inclusive com a aquisição de imóveis considerados necessários à realização, das mesmas, e com a. Para a receita orçamentária, esse código tem a finalidade de indicar a destinação de recursos para a realização de determinadas despesas orçamentárias. May 22,  · Para mais aulas, acesse o site: [HOST] Nesta aula continuaremos falando sobre as despesas públicas, abordando agora as suas classificações.

manual tÉcnico. Compre o livro «Manual de Despesas Públicas» de Avelino Oliveira, João Paulo Zbyszewski em [HOST] 10% de desconto em CARTÃO.U.

Decreto-Lei n. , inciso III, estabelece que as realizações de operações de crédito não podem exceder as despesas de capital, ressalvadas as provenientes de créditos adicionais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder. manual das despesas. Este Manual visa proporcionar maior transparência às despesas públicas, como parte do esforço de. A classificação por categoria econômica em despesas correntes e de capital, que será vista adiante, faz parte das despesas orçamentárias, isto é, daquelas que fazem parte do orçamento. SUBSECRETARIA DO TESOURO MUNICIPAL Classificação Funcional A classificação funcional segrega as dotações orçamentárias em funções e subfunções, buscando responder basicamente manual de classificação de despesas publicas à indagação “em que” área de ação governamental a. Conforme o Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público, 7ª edição: "Para fins de observância da classificação orçamentária em Receita Corrente e Receita de Capita estipulada pela Lei nº /64, deve-se considerar os seguintes códigos: a.

2) transferências correntes: dotações para despesas sem contraprestação direta em bens ou serviços, inclusive para contribuições e subvenções destinadas a atender à manifestação de outras entidades de direito público ou privado.. a atender despesas classificáveis em Despesas de Capital. , de 6 de setembro de , vem emitindo normas gerais para atender ao disposto no parágrafo 2º, do artigo 50 da Lei Complementar nº , de 04 de maio de , de forma a padronizar procedimentos. Despesa pública é o conjunto de dispêndios realizados pelos entes públicos para custear os serviços públicos (despesas correntes) prestados à sociedade ou para a realização de investimentos (despesas de capital). Transferências Correntes Subvenções Sociais Subvenções Econômicas Inativos Pensionistas Salário Família. d) Despesas Plurianuais, são aquelas cuja efetividade se prolonga por mais de um ano; as Despesas Anuais, são as que se não prolongam por mais de um ano. A classificação delas depende muito.

As despesas públicas. A STN/MF e a SOF/MPOG disponibilizarão versão eletrônica da. Códigos VI – com as previsões de despesas operacionais, inclusive perdas. b) Despesas de capital b. 3 - DESPESAS CORRENTES: classificam-se nesta categoria todas as despesas que não contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital. Pular para a página. Se foi para pagamento de funcionários seria “despesas com pessoal”, se foi para pagar juros de banco “despesas financeiras”.

Receita é um termo utilizado mundialmente pela contabilidade para evidenciar a variação positiva da situação líquida patrimonial resultante do aumento de ativos ou da redução de passivos de uma entidade. públicas e de uniformizar a classificação das receitas e despesas orçamentárias; resolvem: Art. o caso das despesas de carter sigiloso as quais esto restritas aos rgos que atuam nas reas especficas previstas na Lei n /78 e alteraes do. De acordo com levantamento feito através do SCGE Orienta, sistema usado para manual de classificação de despesas publicas esclarecer dúvidas dos gestores de órgãos públicos, mais de 15% das demandas recebidas estão relacionadas à questão da classificação das despesas. d) As despesas correntes são destinadas à classificação de. 1º Aprovar a Parte I – Procedimentos Contábeis Orçamentários da 6 edição do ª Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP). Ruy Bezerra de Oliveira Filho Secretário da Controladoria-Geral do Estado apresentação 5 natureza da despesa 6 natureza da despesa Classificação das despesas em operações cor- rentes ou de capital, objetivando propiciar ele- mentos para uma avaliação do efeito econômico das transações do setor público. Receita Corrente: i.

Obs. MANUAL DE CLASSIFICAÇÃO DA DESPESA E RECEITA DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL ANDRÉ PUCCINELLI Governador do Estado de Mato Grosso do Sul MARIO SERGIO MACIEL LORENZETTO Secretário de Estado de Fazenda REDEL FURTADO NERES Auditor-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul ORAIDE BAPTISTA SERAFIM KATAYAMA. 4, outras despesas correntes (grupo de despesa); 90, aplicações diretas (modalidade manual de classificação de despesas publicas de aplicação); 30, material de consumo (elemento) As tabelas para classificação da despesa por categoria econômica, grupo de despesa, modalidade de aplicação, elemento e subelemento constam do manual Classificação da. 3 a.

Art. TIPOLOGIA DA DESPESA PÚBLICA Este critério de classificação decorre da natureza económica das despesas e os efeitos que produzem. A STN/MF e . mto. Não substituindo a leitura de qualquer um dos capítulos do livro, aborda de forma manual de classificação de despesas publicas sintetizada– ou seja, incompleta – alguns conceitos manual de classificação de despesas publicas e funções manual de classificação de despesas publicas básicas das Finanças Públicas, de como se cria e aprova um Orçamento do Estado e das ideologias que lutam pelo controlo destas ferramentas. 37 - As despesas de exercícios encerrados, para as quais o orçamento respectivo consignava credito próprio, com saldo suficiente para atende-las, que não se tenham processado na época própria, bem como os Restos a Pagar com prescrição interrompida e os compromissos reconhecidos apos o encerramento do exercício correspondente poderão ser pagos a conta de dotação especifica.

para a formao ou aquisio de um bem de capital, ao contrrio das despesas correntes geram acrscimo patrimonial resultante de mutao compensatria do bem como: investimentos, inverses financeiras e transferncias de manual de classificação de despesas publicas capital. e Despesas da Secretaria de Gestão e Planejamento, apresenta o Manual de Apropriação de Despesas, trazendo além de conceitos fundamentais da despesa pública, um guia detalhado dos códigos de Naturezas de Despesa com o objetivo de proporcionar uma adequada classificação dos. ALTERAÇÕES.. MANUAL DE CLASSIFICAÇÃO DA DESPESA E RECEITA DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL ANDRÉ PUCCINELLI Governador do Estado de Mato Grosso do Sul MARIO SERGIO MACIEL LORENZETTO Secretário de Estado de Fazenda NEY CARLOS FAUSTINO MARQUES Auditor-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul VICENTE HIROYUKI YASUNAKA Coordenador de Contabilidade. ANEXO IIr MANUAL DE CLASSIFICAÇÃO DA DESPESA DA CIDADE DE SÃO PAULO PMSP/SF/SUTEM Departamento de Contadoria/DECON Divisão de Gerenciamento manual de classificação de despesas publicas do Sistema de Execução Orçamentaria/ DISEO Página 3|3 limites legais para a realização de despesas, impostos pela Lei Complementar nº / Manual de classificação orçamental das despesas públicas / José Augusto Pereira Monteiro.º 26/, de 14 de fevereiro.

e Despesas da Secretaria de Gestão e Planejamento, apresenta o Manual de Apropriação de Despesas, trazendo além de conceitos fundamentais da despesa pública, um guia detalhado dos códigos de Naturezas de Despesa com o objetivo de proporcionar uma adequada classificação dos. Estabelece o regime juríidico dos códigos de classificação económica das receitas e despesas públicas, bem como a estrutura das manual de classificação de despesas publicas classificações orgânicas. As despesas públicas Obter e dispor de dinheiros públicos, como afectá-los, distinguí-los ou dispendê-los não é mais do que a realização da receita e da despesa orçamental, já que, ao nível da gestão financeira pública, é esta terminologia – a das receitas e despesas – que está legalmente consagrada. [1]As despesas públicas devem ser autorizadas pelo Poder Legislativo, por meio do ato administrativo chamado orçamento público. Ainda, de acordo com o citado Manual, a codificação de Fontes de Recursos é um mecanismo integrador entre a receita e a despesa, que exerce duplo papel no processo orçamentário. A obra que agora se publica pretende realizar este trabalho de descodificação de uma matéria muito tecnicista. - ART/RRT - ANOTAÇÃO/REGIS- TRO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA Despesas com.

O Scribd é o maior site social de leitura e publicação do mundo.Ver em PDF: Manual de Leitura – Finanças Publicas.Dec 31,  · Compre o livro «Manual de Despesas Públicas» de Avelino Oliveira, João Paulo Zbyszewski em [HOST] 10% de desconto em CARTÃO. Assim como o Governo possui receitas, denominada receita pública, ele também possui despesas governamentais, chamadas de despesas públicas. de 28 de abril de ) Aprova a 3ª edição do Manual de Procedimentos da Receita Pública.

Exemplo. A existência das receitas públicas manual de classificação de despesas publicas deriva da necessidade de arrecadação dos entes federativos para movimento da máquina estatal. resultados para despesas públicas manual de procedimentos. b) As despesas orçamentárias, quanto à categoria econômica, podem ser classificadas como despesa corrente e de capital. MANUAL DE CLASSIFICAÇÃO DA DESPESA DA CIDADE DE SÃO PAULO (Adaptação do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – MCASP) SÃO PAULO – SP limites legais para a realização de despesas, impostos pela Lei Complementar nº / – Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).O. 3ºA discriminação das naturezas de despesa, de que trata o Anexo I do Manual de Despesas, aprovado por esta Portaria, é apenas exemplificativa, podendo ser ampliada para atender às necessidades de execução, observados a estrutura e os conceitos constantes do respectivo Manual.2) inversões financeiras: I - aquisição de imóveis, ou de bens de capital já em utilização; II.

Veja grátis o arquivo Manual de classificação da despesa pública enviado para manual de classificação de despesas publicas a disciplina de Direito Administrativo I Categoria: manual de classificação de despesas publicas Outro - 29 - MANUAL DE CLASSIFICAÇÃO DA DESPESA E RECEITA DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL ANDRÉ PUCCINELLI Governador do Estado de Mato Grosso do Sul MARIO SERGIO MACIEL LORENZETTO Secretário de Estado de Fazenda REDEL FURTADO NERES Auditor-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul ORAIDE BAPTISTA SERAFIM KATAYAMA. manual das despesas. Grupo: 3 despesas Correntes Classificam-se nesta categoria todas as despesas que não contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital. ; 25 cm ISBN DESPESAS PÚBLICAS, CLASSIFICAÇÃO ECONÓMICA, FINANÇAS PÚBLICAS, PORTUGAL Cassificação orçamental das despesas públicas - De natureza teórica e pedagógica. É uma das vertentes da Política Fiscal e deve ser administrada de maneira cuidadosa para. Classificação de Receitas e Despesas em Mapas Mentais - Prof. O manual destaca termos como categoria econômica, natureza das despesas, modalidade de aplicação, elementos. A classificação por categoria econômica em despesas correntes e de capital, que será vista adiante, faz parte das despesas orçamentárias, isto é, daquelas que fazem parte do orçamento.

manual de classificação de despesas publicas Exemplo. May 22, · Para mais aulas, acesse o site: [HOST] Nesta aula continuaremos falando sobre as despesas manual de classificação de despesas publicas públicas, abordando agora as suas classificações. Entende-se por receitas públicas todo montante de valores ou bens que entram nos manual de classificação de despesas publicas cofres públicos em definitivo, destinados a suprir as despesas públicas. Parágrafo único. Compre o livro Manual de Despesas Públicas de Avelino Oliveira e João Paulo Zbyszewski em [HOST] desaparecimento de uma verba de idêntico valor do passivo patrimonial.

Você antes precisa entender a finalidade do saque antes de classificá-los. Classificação orçamental das despesas: a) Orgânica: as despesas repartem-se por departamentos da Administração. Apr 20,  · Conheça a classificação das receitas públicas. A Lei de Responsabilidade Fiscal exige uma previsão bastante realista das receitas orçamentárias.

Wagre Receitas e Despesas .1) investimentos: b. 2 — O código de classificação económica das receitas públicas constante do anexo I procede à sua especifi-cação por capítulos, grupos e artigos. manual de classificação de despesas publicas Obter e dispor de dinheiros públicos, como afectá-los, distinguí-los ou dispendê-los não é mais do que a realização da receita e da despesa orçamental, já manual de classificação de despesas publicas que, ao nível da gestão financeira pública, é esta terminologia – a das receitas e despesas – que está legalmente consagrada.

de cargos do quadro de pessoal, além de outras manual de classificação de despesas publicas da categoria econômica “despesas correntes” não classificáveis nos grupos anteriores. 4 PORTARIA No 29, DE 27 DE JUNHO DE A SECRETÁRIA DE ORÇAMENTO FEDERAL, no uso das atribuições estabelecidas no art. A Lei manual de classificação de despesas publicas nº /64 enumera as despesas correntes como despesas de custeio e transferências correntes. 5 CLASSIFICAÇÃO.

SUBSECRETARIA DO TESOURO MUNICIPAL Classificação Funcional A classificação funcional segrega as dotações orçamentárias em funções e subfunções, buscando responder basicamente à indagação “em que” área de ação governamental a. ALTERAÇÕES. Manual Técnico de Orçamento Das unidades orçamentárias que compõem os orçamentos do Estado, fazem parte do Orçamento Fiscal e Próprio da Administração Indireta e 11 integram o Orçamento de. [HOST] is a platform for academics to share research papers.

Aprova o novo esquema da classificação funcional das despesas públicas.- Lisboa: manual de classificação de despesas publicas Direcção-Geral do Orçamento, p. MANUAL DE IMPLEMENTAÇÃO Despesas correntes (orçamental) aquisição de serviços e bens a consumir no período orçamental, podendo As despesas efetivas que assumem um caráter regular e correspondem à abranger, pela sua irrelevância material, bens de equipamento. serpro13_cbns6_ Baixar. secretaria de orÇamento federal. Conforme Jund (), o conceito manual de classificação de despesas publicas de receita pública, no contexto orçamentário, é caracterizado por todo o recebimento ou ingresso de recursos arrecadados pela entidade com o fim de ser aplicado em gastos operacionais e de administração, ou seja, todo recurso obtido pelo Estado para atender as despesas . 3- Despesas Produtivas e Despesas Reprodutivas são associadas a determinadas despesas de forma a evidenciar os meios para atingir os objetivos públicos. de orÇamento.


Comments are closed.